quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PROPÓSITOS PESSOAIS

Ao iniciar este trabalho tenho a pretensão de externa o meu aprendizado durante este curso, o que a princípio não me parece nada fácil pois sabemos que a língua que cada um fala é um fator muito importante de sua identidade, pois acaba relevando muito sobre o seu falante,como por exemplo o meio em que vive e sua classe social.
Pude perceber após o meu ingresso neste curso que as coisas vem mudando, e que temos que acompanhar essas mudanças para que não fiquemos tachados como professores ultrapassados, e que verdadeiramente não acompanham a evolução da educação, uma vez que estamos nos aproximando mais dos nossos alunos quando percebemos que eles podem aprender sem que tenhamos que estar o tempo todo corrigindo ou até mesmo inspecionando milimétricamente cada palavra que nossos alunos escrevem ou pronunciam.
Não é muito fácil para professores como eu formados já há alguns anos, entender e até mesmo aceitar algumas práticas da linguística, mais sabendo dos resultados possíveis de se conseguir adotando estas novas praticas, me sinto motivada a buscar novos conhecimentos, e ao mesmo tempo me atualizar apropriando de novos conhecimentos e acrescentando à minha carreira no magistério esta conscientização, de que podemos ensinar sem estarmos o tempo todo preocupados em monitorar a nossa fala, uma vez que se quebrou aquele mito de que o professor esta sempre certo, e que não pode “errar” nunca.
Neste curso de alfabetização e linguagem estou disposta a tentar quebrar realmente todos os tabus, os quais colecionei durante toda a minha carreira e que não serão fáceis de serem rompidos, mais a determinação de que algo precisa ser feito para que não continuemos a deteriorar a nossa língua materna, me faz consciente da necessidade de buscar alguma mudança em minha conduta enquanto professora.

Um comentário:

sadrianna disse...

Querida Kleide,

Passei apenas pra dizer que já linkei seu blog ao meu.Depois retorno com mais calma.

Bjs,
Adriana.