quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DÉCIMO QUARTO ENCONTRO 31/07/2008

“Cada um vê com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam.”(Boff)
Conteúdo: Gêneros e tipos textuais (segunda parte)
A tutora Adriana nos propôs assistirmos a uma compactação de capítulos da minissérie “Hoje é dia de Maria”. Gostei muito da ideia, pois esta minissérie é realmente encantadora, mais quando ela sugeriu que assistíssemos com um olhar diferente, um olhar de pesquisador, investigador achei a proposta melhor ainda.
Olhando com este novo olhar, percebemos as inúmeras inferências que podem ser feitas, vários gêneros textuais foram encontrados, e através deles conseguimos realizar algumas intertextualidade como, por exemplo, em alguns momentos da minissérie podemos identificar semelhanças com alguns contos infantis que conhecemos como: O conto “pele de asno”, o livro “vidas secas”, a “lenda da noite” com referencias indígenas, o filme “Lampião”, a fábula “A pequena vendedora de fósforo” entre várias outras.
Devemos aproveitar este momento para ressaltar a importância da pesquisa na vida do professor, pesquisando , investigando, descobrimos várias possibilidades para engrandecermos nossa ação docente.

Nenhum comentário: