quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SÉTIMO ENCONTRO

Leitura Compartilhada: Poemas Enlatados.
Quero começar os comentários sobre este encontro falando sobre a leitura compartilhada, achei muito sugestiva a ideia de enlatar poemas, uma maneira curiosa de apresentar este gênero às crianças.
Logo no dia seguinte comecei a selecionar alguns poemas e fui logo tratando de enlatá-los, levei-os para sala e propus a dinâmica aos meus alunos, lembrei-os que deveriam abrir a lata retirar um poema e fechá-la bem antes de entregá-la ao colega, para que o encantamento não escapasse. Foi um verdadeiro sucesso. Admito que não esperava tanto, pois tenho um aluno muito especial (aquele que carrega todos os problemas sociais que estamos acostumados a ver, mais que não nos conformamos ao ver nossos alunos que julgamos tão indefesos expostos a esta cruel realidade), foi ele quem mais se encantou ao ver que dentro daquela latinha estava um outro mundo, uma outra realidade à qual não conhecia.
Naquela manhã descobrir que a leitura realmente, é o remédio milagroso que tanto procuramos para a "cura" do Sistema Educacional Brasileiro.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Viver e Aprender Português (3ª série)
Autores: Cloder Rivas Martos
Joana D'Arque Gonçalves de Aguiar
Ilustrações: Fê, Luis Podavin e Marília Pirillo
Obra
Esta obra tem ótima apresentação de seus autores especificando sua formação docente e suas experiências de vida.
Apresenta um manual destinado ao professor, com sugestão de atividade e orientação didática.
É um livro muito rico, sendo apresentado em 10 unidades, com um conteúdo bem relacionado com a proposta sugerida pela escola e também com o currículo "imposto" pela Secretaria de Educação. A estrutura do livro é bem adequada à realidade dos alunos com uma ilustração viva e sugestiva.
textos
A obra apresenta uma ampla variedade de gêneros textuais, entre eles, poemas, poesias, textos didáticos, receitas, cartas, bilhetes, mapas, cartão postal, entre outros, contém também sugestões de leituras bem interessantes.
Produção de Texto
Podemos encontrar neste livro uma sessão que particularmente gosto muito, chamado "Vamos Produzir” nesta encontramos várias sugestões de produção de textos, com dicas e orientações, dentro esta sessão contém um lembrete após a produção dizendo: nunca se esqueça e segue uma lista de pequenos lembretes para que os alunos não se esqueça daqueles pequenos detalhes que temos sempre que lembrá-los.
Oralidade
O livro apresenta sessões com sugestões de atividades para serem realizadas oralmente, como: diálogos, produções orais, debates.
Acredito que a oralidade se desenvolve mesmo é no dia-a-dia, entre leituras e bate-papos, sobre os interesses e realidades vivenciadas pelos alunos.
Conhecimentos Linguísticos
É possível encontrar claramente no livro, partes separadas para se trabalhar "conceitos" gramaticais, o que para mim, não é uma surpresa, pois é isso que vejo constantemente nos livros didáticos.
Infelizmente ainda não se tornou rotineiro encontrar nos livros didáticos adotados pelas escolas, atividades que oriente aos alunos e professores a realizarem um bom estudo gramatical, como nos sugere a linguística.
Devo confessar que mudei muito a minha visão sobre gramática desde que comecei a frequentar o curso, Alfabetização e Linguagem entendi que este não deve ser o foco, mais que ainda é muito importante o estudo da gramática, por isso acredito que não pode deixar de existir nos livros as sessões de "conceitos" gramaticais, pois na dúvida vale uma consulta.
Quero ressaltar que o livro que cito aqui não é o adotado pela escola, mais sim no qual me apoiei durante todo o ano letivo. (não estava com o livro da escola em casa, desculpe).




Nenhum comentário: