quinta-feira, 6 de novembro de 2008

QUINTO ENCONTRO
24 Abril 2008

“E a linguagem? Ah! A linguagem acaba sendo o centro e a razão de tudo: é nela e por ela que construímos nossa interação e nossos textos. E pela linguagem que nos tornamos humanos”.

O QUE É INTERÃÇÃO?
Interatividade= Compartilhar conhecimentos;
Diálogo= Conversa, troca de idéias;
Posta, a interação no centro das preocupações percebe que com ela somos levados a considerar a língua como um código, não esgota as funções de uso da linguagem; que língua é isso, mais não apenas isso; que língua é um código em funcionamento e que sua função principal é a de atuação social, de interação entre os seres humanos.
Então nos perguntamos quais são as regras deste jogo dialógico?
Como relacionamos regras com criatividade?
Quais são as regras para que o uso da linguagem seja adequado à situação e para que a comunicação seja de fato interativa?
Começamos a tentar responder estas perguntas lembrando que o importante é que os falantes possam se comunicar na mesma língua e para isso aconteça tem que haver adaptação da linguagem, respeito pelas diversidades, adequações as diversas situações para que a comunicação seja de fato interativa. Não existe uma receita pronta, é necessário que nós os profissionais da educação tenhamos sensibilidade suficiente para percebermos os momentos adequados para que estas intervenções sejam de fato realizadas, e que tenham como retorno a interação esperada.
Neste encontro falamos sobre um tema que tem se mostrado muito atual no nosso meio, e porque não dizer revolucionário para os alfabetizadores. Estamos falando de LETRAMENTO. Que se define por alguns pesquisadores assim: “condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade, conjugando-as com as práticas de interação social”
O ensino tradicional tem se limitado a ensinar à escrita e a leitura as crianças, para que uma vez alfabetizadas, começar o processo de imposição mecânica da gramática tradicional. Nenhuma instituição educacional deve se contentar em ensinar a ler e a escrever, mais sim oferecer condições para o letramento, dessa forma as aulas de língua portuguesa devem priorizar a leitura constante de material variado, assim como a escrita,porque é com muita leitura e escrita que se aprende.

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