quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO 03/07/2008

Leitura compartilhada: dinâmica, Biscoitinho poético.

Este encontro foi dividido em dois momentos:
1ª momento: Análise da historia em quadrinhos “O orador da turma” com Chico Bento
Este foi um momento muito agradável, pois quem de nós nunca ouvimos uma crítica feita aos trabalhos realizados em sala de aula com essas histórias. Podemos olhar com outros olhos este instrumentos, e aproveitar melhor este recurso tão rico que é a história em quadrinhos. A tutora Adriana nos orientou que não devemos mencionar durante as aulas, que Chico Bento fala “errado”, pois quantos dos nossos alunos não falam como ele? Então a maneira correta de agir e comentar com os alunos sobre a fala do Chico é mencionar que ele fala de acordo com o meio que ele vive e que ele aprendeu assim porque conviveu no meio de pessoas que falam assim e que ele utiliza uma variante lingüística, mais sempre ressaltar que existe um outro lado, e que esta outra maneira de falar normalmente é mais aceita pela sociedade, este é o momento adequado para apresentar aos alunos a norma padrão, ou seja, a gramática.
2ª momento: Gêneros e Tipos Textuais.
Análise do perfil sociolingüístico do personagem do Chico Bento.
Onde ele mora?
Como são os pais do Chico?
Porque o próprio Chico reconhece que fala errado?
Como foi o discurso do Chico?
Ele foi compreendido?
Este segundo momento foi ainda mais significativo, falamos sobre a diferença entre gêneros e tipos textuais, pois estes muitas vezes são confundidos.
Gêneros textuais-são cartas, textos, discurso, oração, cartaz, entre outros. Lembrando que todo o gênero tem uma forma e uma função.
Tipos textuais – são tempos verbais, sintática, ou seja, narrativo, descritivo, expositivo...

Nenhum comentário: